Infosistemas atrai novos colaboradores com processo seletivo nada convencional
28 de novembro de 201807/12/2018 – Inbound Marketing: o que é, por que e como fazer?
4 de dezembro de 2018Basicamente, é uma estratégia bastante inovadora que envolve a aplicação de ferramentas e métodos que mecanizam e agilizam processos comerciais antes feitos manualmente. O intuito é tornar tudo mais eficiente, mas também praticamente livre de falhas.
Mas, não pense que a automação de vendas só é feita pela equipe comercial.
Na verdade, ela precisa estar presente na vida de todos os empreendedores, tenham eles pequenas, médias ou grandes empresas.
E é justamente sobre isso que vou tratar nesse artigo.
A ideia é que você entenda a importância da automação de vendas e como ela pode ajudar os seus processos a se tornarem mais inteligentes e eficientes.
Aproveite a leitura!
Como funciona a automação de vendas?
O objetivo principal da automação de vendas é automatizar os seus processos de forma que consiga falar com o máximo de clientes potenciais possível.
Por meio de uma sequência de ações automatizadas, ela capta um público qualificado, aquele que realmente se interessa pelos seus produtos ou serviços, garantindo o máximo de conversões para o seu negócio.
Resumindo, a ideia é atrair clientes potenciais e transformá-los em clientes de fato, tudo isso de maneira rápida e exata.
Mas, vamos voltar à sequência que mencionei. Ela é feita a partir do funil de vendas, criado com base em uma técnica chamada AIDA.
Nela, cada letra tem um significado:
– Atenção – Quando as pessoas sabem da existência do seu serviço ou produto;
– Interesse – Quando o cliente potencial mostra interesse pelo seu produto ou serviço;
– Desejo – Quando ele tem desejo em comprar o seu serviço ou produto;
– Ação – Quando ele realiza a ação de comprar o seu serviço ou produto.
No marketing digital, o funil de vendas é dividido em etapas:
– Etapa 1 – Prospecção de clientes: envolve encontrar o público-alvo por meio de ferramentas estratégicas de marketing;
– Etapa 2 – Apresentação do produto: é apresentar o produto ao cliente a partir de alguma ferramenta, como o e-mail marketing, por exemplo;
– Etapa 3 – Quebra de objeções: é quando você esclarece todas as dúvidas que impedem o cliente de tomar a decisão de fazer uma compra;
– Etapa 4 – Fechamento do negócio: é quando você realiza a venda para todos os clientes que chegaram até a etapa final.
A automação de vendas é feita com o uso de estratégias específicas para cada etapa do funil, com o intuito de trazer esses clientes até você!
Quais as vantagens da automação de vendas?
A principal vantagem da automação de vendas é a garantia de trazer mais clientes para o seu negócio em comparação com um processo comercial feito manualmente.
Além de mais ágil, o seu trabalho fica muito mais barato!
Basta que crie as estratégias e deixe-as visíveis ao público para que ele venha até você. Assim, aquele trabalho do vendedor correr atrás do cliente passa a não ser mais necessário.
Os consumidores saberão que você tem a solução para os problemas e as necessidades deles e farão contato em algum momento.
Dessa forma, a automação de vendas é capaz de mudar o rumo de um negócio e fazer com que a sua empresa seja cada vez mais conhecida pelo público!
Gostou de saber mais sobre a automação de vendas e o quanto ela é eficaz para um negócio?
Então, automatize agora mesmo os seus processos comerciais e de marketing!
Presleyson Lima – Diretor executivo da Prolinx e vice-presidente de Qualidade, Planejamento e Controle da Assespro-MG