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Qual a importância do marketing digital e como se beneficiar com ele?

Cada vez mais as empresas entendem a importância do Marketing Digital para os resultados dos seus negócios. Ele atrai oportunidades, gera relacionamentos e fortalece a marca.

Fazer Marketing Digital é promover a sua marca e o seu produto através de mídias digitais. Por ser feito online, ele consegue atingir uma quantidade muito grande de pessoas, principalmente clientes potenciais e consumidores. E o melhor é que você não precisa de grandes investimentos para fazer a sua marca chegar nesse público.

A seguir listei 4 vantagens em usar o Marketing Digital para alavancar os seus negócios. Confira!

1 – Ter presença online

Um trabalho bem feito de Marketing Digital vai garantir que a sua empresa apareça nos primeiros resultados do Google, o maior buscador online do mundo.

Todas as vezes que as pessoas buscarem a sua empresa ou uma solução ou produto que você oferece, você estará nos primeiros resultados, o que é essencial para fechar muitos negócios.

Mas não basta ter um site para que isso aconteça. Você precisa trabalhar muito bem as palavras-chave para que ele esteja no buscador.

Especifique ao máximo as palavras para que os clientes que realmente se interessam pelo seu produto ou solução possam te encontrar no Google. Se a sua empresa é especializada em programação de sites, ao invés de colocar na página principal “programação”, coloque “programação para sites”. Se a sua atuação é em uma região específica, coloque “programação para sites em São Paulo”, por exemplo.

Com um blog tudo fica ainda mais simples, pois os artigos facilitam a inclusão dessas palavras. Além disso, o blog te ajuda a mostrar ao público os seus conhecimentos no seu ramo, o que te torna referência, além de aumentar o nível de confiança na sua marca.

2 – Garantir audiência

Sim, o Marketing Digital faz com que você consiga alcançar o maior número de pessoas, mas muito mais do que isso, ele te ajuda a chegar na sua audiência, ou melhor, nos seus clientes potenciais, que realmente se interessam pelo seu produto ou solução e que têm grandes chances de comprar de você.

Faça pesquisas para entender quem são os seus clientes, quais os seus comportamentos, seus hábitos de consumo e suas profissões.

Divulgue a sua marca nas redes sociais através de promoções e campanhas de marketing e avalie quem curtiu a sua página e suas postagens e quem mostrou interesse pelo seu produto.

No blog, ao final de cada artigo, peça que os interessados em receber informações, promoções e ofertas cadastrem seus e-mails. Pode ter certeza que esses são os seus clientes potenciais e ter esses e-mails é ótimo para as suas estratégias de vendas.

Aproveite e peça que as pessoas deixem seus comentários e considere todos os feedbacks recebidos. Eles são muito valiosos para você saber se está no caminho certo ou se tem algo a melhorar.

3 – Investir pouco

Você não precisa investir para que o seu site apareça nas primeiras posições do Google, basta saber trabalhar muito bem as palavras-chave. Muitas ações feitas nas redes sociais também são isentas de custo.

As campanhas no Facebook precisam de algum investimento para que você alcance o maior número possível de clientes potenciais, mesmo assim esse valor é muito menor que criar panfletos impressos, por exemplo. Além disso, as chances de chegar nos seus consumidores são bem maiores com as campanhas online. Considere que grande parte da população mundial está nas redes sociais e que, portanto, os seus clientes também estão ali, além disso, as campanhas permitem que você envie sua postagem apenas para quem tem o perfil para comprar de você.

4 – Acompanhar os resultados

Com um bom trabalho de Marketing Digital, você consegue saber exatamente quantas pessoas abriram o e-mail que enviou, quantas clicaram em um link, quantas compraram a partir de uma campanha, quantas curtidas você teve nas redes sociais, o tempo que alguém levou até se tornar um cliente e muito mais.

Esses dados são uma excelente base para você saber se uma campanha, por exemplo, teve o resultado esperado ou não. Você consegue entender se está no caminho certo, se deve melhorar a sua estratégia nas próximas campanhas ou se precisa mudar o foco de acordo com o comportamento dos clientes.

Presleyson Lima – Diretor executivo da Prolinx e vice-presidente de Qualidade, Planejamento e Controle da Assespro-MG