LGPD e startups – Um guia para o ecossistema de inovação em Minas Gerais
10 de julho de 2024[Mais Gente] Ferramentas de excelência – Como avaliar e otimizar o desempenho da equipe
10 de julho de 2024Representamos de forma legítima o ecossistema tech
A Assespro-MG posicionou-se como principal elo de discussão e proposição à frente de vários grupos de trabalho, visando refletir no crescimento do ecossistema tech. Baseada em sua capilaridade e forte representatividade na cadeia produtiva de tecnologia, a Associação trabalhou no intercâmbio entre a academia, mercado e governo.
Cumprimos o papel de influenciar a construção de políticas públicas, que possam direcionar o desenvolvimento tecnológico e ativar a criação de um ambiente mais propício para o engajamento de negócios inovadores.
Expandimos nossa atuação fora do eixo de BH
Estabelecemos uma conexão com o Vale dos Inconfidentes (Valin): ecossistema oficial de inovação, tecnologia e cultura digital da região histórica de Minas que contempla as cidades de Itabirito, Mariana e Ouro Preto.
Carimbamos nossa participação no Fórum Regional de Resiliência e Diversificação Econômica pela Política Pública de Inovação e Tecnologia (FIT). O evento, que ocorreu em Ouro Preto, contou com as principais cidades do quadrilátero ferrífero. Na ocasião, mais 8 municípios aderiram ao Programa Cidades do Futuro: Ouro Preto, Mariana, Itabirito, Santa Bárbara, Ouro Branco, São João Del Rei, Coronel Xavier Chaves e Lagoa Dourada.
Somos apoiadores do programa idealizado com o intuito de estimular a transformação digital dos municípios mineiros, para incentivar a digitalização das prefeituras visando tornar os serviços públicos mais eficientes e acessíveis aos cidadãos.
Focamos na formação qualificada
Para ajudar a reduzir o gap de falta de mão de obra, direcionamos esforços na formação qualificada de talentos. Lideramos importantes projetos com o intuito de criar um ambiente que evidencia e promove as pessoas para intensificar oportunidades de carreira.
Promovemos a inclusão digital e a empregabilidade
Marcamos nossa presença na entrega do Prêmio Brasil Digital Ozires Silva. A solenidade reconheceu iniciativas que são fundamentais para o desenvolvimento de regiões remotas e capazes de potencializar as pessoas.
O ecossistema tech mineiro destacou-se por promover a inclusão digital e social. O setor de tecnologia configura-se como importante propulsor na capacitação de profissionais, fomentador da empregabilidade e fundamental na geração de renda qualificada.
Concentramos na redução das diferenças sociais
Mantivemos forte conexão com o movimento Brasil Digital para Todos, defendendo uma narrativa em prol do engrandecimento pessoal e profissional dos cidadãos. Pelo segundo ano consecutivo, apoiamos o Instituto da Oportunidade Social (IOS), instituição comprometida com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho.
Juntos trabalhamos para contribuir com a inclusão social, nos desafiamos para ajudar a reduzir as desigualdades.
Priorizamos a ciência e a inovação de BH e Minas
Dialogamos e buscamos conexões para cooperar com o desenvolvimento do ecossistema de inovação mineiro. Em virtude desse objetivo, oficializamos uma parceria estratégica com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).
Tivemos uma agenda com o presidente da Fapemig (Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais), professor Carlos Arruda, com a proposta de ampliar as oportunidades para as empresas de tecnologia, além de estimular a convergência entre a comunidade acadêmica e o setor empresarial.
Trouxemos contribuições para o grupo de Inovação e Tecnologia do Codese-BH. Um plano de trabalho, com base em indicadores, foi elaborado por atores do ecossistema com a intenção de tornar BH mais inteligente, eficiente e sustentável.
Com muita expectativa e responsabilidade, celebramos a união com uma grande força representativa do comércio, serviços e turismo de Minas Gerais: a Fecomércio MG. Assumimos o compromisso de compartilhar nossas expertises, vivenciar experiências, trocar conhecimentos via organização de eventos, ampliar o acesso a novas oportunidades de negócio aos associados. O grupo de trabalho formado por atores de ambas as instituições já trabalha focado em ações dentro de 4 eixos: inovação, capacitação, empregabilidade e segurança da informação.
Venha fazer parte da Assespro-MG, o maior grupo empresarial de TI!