Assespro-MG faz parte da 8ª edição do Circuito Mulher
6 de novembro de 2024Ambiente de trabalho inclusivo pode impactar a performance financeira
6 de novembro de 2024No universo dinâmico da tecnologia, inovações surgem a cada dia. Se você faz parte de uma empresa que desenvolve software, sabe que proteger suas criações é fundamental.
Mas você sabia que o registro de software é uma das formas mais eficazes de garantir essa proteção? Vamos explicar, de forma simples, por que registrar seu software é uma decisão inteligente para o seu negócio.
1 – Proteção legal da sua propriedade intelectual
Quando você registra seu software, ele passa a ser protegido como propriedade intelectual. Isso significa que, em caso de cópia ou uso não autorizado, você possui um documento legal que comprova que a criação é sua, facilitando ações legais para proteger seus direitos.
2 – Diferencial competitivo no mercado
O mercado de tecnologia é altamente competitivo, e o registro de software pode ser um grande diferencial. Empresas que possuem seus produtos devidamente registrados passam maior credibilidade e confiança para clientes, investidores e parceiros, demonstrando profissionalismo e compromisso com a qualidade e a segurança de suas soluções.
3 – Facilita a monetização e licenciamento
Com o registro de software em mãos, você tem maior liberdade para explorar financeiramente suas criações. Licenciar seu software para terceiros ou mesmo criar parcerias estratégicas se torna mais seguro e fácil, uma vez que você possui direitos exclusivos sobre a tecnologia desenvolvida. Isso pode ser uma excelente oportunidade de gerar novas receitas!
4 – Prevenção de conflitos e cópias indesejadas
Infelizmente, cópias e apropriações indevidas são comuns no setor de tecnologia. Ao registrar seu software, você cria uma camada de proteção contra essas práticas, garantindo que, se alguém tentar copiar ou distribuir sua tecnologia sem autorização, você terá meios legais para impedir essas ações e proteger sua marca.
5 – Valorização da empresa
Por fim, o registro de software agrega valor ao portfólio da sua empresa. Caso você decida atrair investidores ou até mesmo vender o negócio, ter softwares registrados demonstra que seus produtos são únicos e protegidos, aumentando a atratividade e o valor da empresa no mercado.
6 – Proteção global
O registro de software no Brasil é compreendido como Direito Autoral, de modo que o registro do seu software no Brasil é automaticamente internacionalizado de acordo com a convenção de Berna, garantindo assim uma proteção fácil, descomplicada e em nível internacional.
7 – Obrigatoriedade do registro de software em editais públicos
O registro de software é requisito obrigatório na maioria dos editais envolvendo a necessidade de contratação de soluções tecnológicas, além disso, possuir a exclusividade de uma solução tecnológica implica na dispensa de licitação em vários casos de acordo com o Marco Legal das Startups.
Como registrar seu software?
O processo é mais simples do que parece! Basta preencher os formulários disponíveis no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e fornecer informações detalhadas sobre o software, como sua funcionalidade e tecnologia empregada. Contar com o apoio de especialistas em propriedade intelectual também pode ser um grande diferencial para garantir que o processo seja rápido e eficaz.
Não deixe sua inovação desprotegida!
O registro de software é uma forma simples e eficiente de proteger a inovação da sua empresa, garantir segurança jurídica e explorar novas oportunidades de negócio. Se você ainda não registrou seus softwares, é hora de considerar essa estratégia e fortalecer a sua posição no mercado!
Ficou com dúvidas? A Changer, empresa associada à Assespro-MG, está aqui para ajudar.
Proteja sua inovação com a Changer!
A Changer é especialista em propriedade intelectual e proteção de ideias. Entre em contato e garanta que suas criações estejam sempre seguras: contato@assespro-mg.org.br | (31) 98389-8219.