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9 de março de 2022Uma pesquisa do Gartner, que inclui os mercados de software de aplicativo, software de infraestrutura, serviços de processos de negócios e infraestrutura de sistema, aponta que até 2025, 51% dos gastos com TI nessas quatro categorias terão migrado das soluções tradicionais para a nuvem pública, em comparação com 41% em 2022. Quase dois terços (65,9%) dos gastos com software aplicativo serão direcionados para tecnologias de nuvem em 2025, acima dos 57,7% em 2022.
“A mudança para a nuvem só acelerou nos últimos dois anos devido ao COVID-19, à medida que as organizações responderam a uma nova dinâmica social e de negócios”, disse Michael Warrilow, vice-presidente de pesquisa do Gartner. “Provedores de tecnologia e serviços que não se adaptam ao ritmo da mudança para a nuvem enfrentam um risco crescente de se tornarem obsoletos ou, na melhor das hipóteses, serem relegados a mercados de baixo crescimento.”
Em 2022, as ofertas tradicionais constituirão 58,7% da receita endereçável, mas o crescimento nos mercados tradicionais será muito menor que o da nuvem. A demanda por recursos de integração, processos de trabalho ágeis e arquitetura composta impulsionará a mudança contínua para a nuvem, à medida que as iniciativas de transformação digital e modernização de longo prazo forem antecipadas para 2022. Os gerentes de produtos de tecnologia devem usar a mudança para a nuvem como medida de oportunidade de mercado.
Em 2022, mais de US$ 1,3 trilhão em gastos corporativos com TI estão em jogo com a mudança para a nuvem, chegando a quase US$ 1,8 trilhão em 2025, segundo o Gartner. A interrupção contínua dos mercados de TI pela nuvem será amplificada pela introdução de novas tecnologias, incluindo a nuvem distribuída. Muitos irão borrar ainda mais as linhas entre as ofertas tradicionais e em nuvem.
A adoção corporativa da nuvem distribuída tem o potencial de acelerar ainda mais a mudança para a nuvem porque traz serviços de nuvem pública para domínios que não eram principalmente nuvem, expandindo o mercado endereçável. As organizações estão avaliando-o devido à sua capacidade de atender a requisitos específicos do local, como soberania de dados, baixa latência e largura de banda de rede.
Para capitalizar a mudança para a nuvem, o Gartner recomenda que os provedores de tecnologia e serviços segmentem segmentos onde a mudança está ocorrendo de forma mais agressiva, além de buscar novas oportunidades de nuvem de alto crescimento. Por exemplo, segmentos relacionados à infraestrutura têm um nível mais baixo de penetração na nuvem e devem crescer mais rapidamente do que segmentos como aplicativos corporativos que já são altamente penetrados. Os provedores também devem visar personas específicas, perfis de adoção e casos de uso com iniciativas de entrada no mercado.
Fonte: Convergência Digital