Manifesto Sindinfor, Assespro-MG e FCJ contra o veto ao fomento de startups em Belo Horizonte
27 de junho de 2023
Sólides reformula marca e alia modernidade com brasilidade
4 de julho de 2023
Manifesto Sindinfor, Assespro-MG e FCJ contra o veto ao fomento de startups em Belo Horizonte
27 de junho de 2023
Sólides reformula marca e alia modernidade com brasilidade
4 de julho de 2023
Empresa tech de Minas Gerais é finalista da Copa do Mundo das Startups

Colibri é finalista da Copa do Mundo das Startups aprimorando a interação humana com dispositivos

A startup mineira Colibri Interfaces e Tecnologia está entre as finalistas da renomada Copa do Mundo das Startups (SWC, na sigla em inglês), competição global que busca premiar as melhores startups do mundo. A empresa está pronta para representar o Brasil na final do evento, que acontecerá em novembro de 2023 no Vale do Silício, Califórnia, Estados Unidos.

No mercado desde 2009, Adriano Rabelo Assis aposta na inovação para levar acessibilidade humanizada para pessoas com deficiência. Das soluções criadas pela sua primeira empresa, chamada TiX, o mouse de cabeça Colibri se tornou o maior sucesso, virando um negócio à parte. O aparelhinho inovador conquistou até os jurados do reality Ideias à Venda, produzido pela Netflix e lançado em 2022 na plataforma.  

Na disputa com outros empreendedores, Adriano levou o primeiro lugar com o mouse de cabeça que ajuda pessoas sem movimento nas mãos a usarem o computador e o celular, um grande passo no processo de inclusão e autonomia. A solução já é utilizada e aprovada por centenas de pessoas em hospitais da rede AACD em São Paulo, Mogi e Osasco, no estado de São Paulo e nas cidades de Uberlândia (MG), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), além de nomes de peso, como a ex-atleta olímpica Laís Souza, que se acidentou em janeiro de 2014 e ficou tetraplégica.

Após a vitória na última etapa no Brasil da Copa do Mundo das Startups, Adriano segue confiante para a final global. “Somos o Brasil na final! Essa é uma conquista e tanto e um reconhecimento ao nosso trabalho. Para mim, tem um gostinho ainda mais especial: ver que a nossa primeira aplicação de realidade estendida (Extended Reality – XR) foi reconhecida pelo potencial de melhorar a vida de milhares de pessoas, no caso, as pessoas que têm deficiência das mãos. É uma tecnologia disruptiva ajudando a trazer visibilidade para a causa da acessibilidade e da inclusão”, ele afirma.

Saiba mais sobre a Copa do Mundo das Startups

A Copa do Mundo das Startups – do inglês, Startup World Cup – é uma competição global promovida pela Pegasus Tech Ventures que envolve startups de diferentes países. O objetivo é encontrar e premiar as melhores startups com potencial para crescer e se tornar líderes em suas respectivas áreas de atuação.

A competição é anual e distribuída em etapas regionais, realizadas em cada país, e uma etapa global, onde as startups têm a oportunidade de apresentar seus projetos para uma plateia de especialistas, além de competir entre si em busca do prêmio final, um investimento de 1 milhão de dólares.

Saiba mais em: https://scyggz.com/startup-world-cup-brasil-2023

 

Fonte: Colibri Interfaces e Tecnologia