26/10/2018 – Workshop | Mestres do tempo – Multiplique sua produtividade!
19 de outubro de 2018Assespro Nacional reforça apoio à criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados
31 de outubro de 2018O uso da tecnologia já se tornou indispensável na rotina de empresas dos mais variados segmentos. Nem sempre, porém, é fácil entender como um ERP pode ser uma solução para os problemas de sua empresa se utilizado de forma estratégica, até mesmo para aumentar a presença no mercado.
Quer descobrir como isso é possível? Continue a leitura! Vamos te explicar como utilizar as vantagens da ferramenta para organizar melhor a sua empresa e aumentar sua capacidade produtiva, visando um crescimento sustentável. Acompanhe!
Favorece o planejamento
Uma empresa que deseja crescer e que já considera a contratação de um ERP sabe que não é possível ou, ao menos, não é prudente buscar esse crescimento sem um planejamento sólido.
A competitividade do mercado demanda que empresas conheçam bem suas possibilidades de expansão, bem como sua capacidade e seus recursos para aumentar a sua presença nesse mercado.
E, para tanto, é crucial ter dados concretos que possam embasar o processo de decisão e guiar o planejamento. Um ERP integra todos as informações relevantes da empresa, permitindo uma visão global do negócio, para uma análise ampla e assertiva.
Permite a identificação de fraquezas e potencialidades
A expansão de mercado precisa ser feita de forma estratégica. Todo bom gestor sabe que o planejamento deve prever quais setores ou atividades da empresa precisam ser aprimorados e quais têm potencial para alavancar os resultados.
Isso porque o sucesso de um plano de expansão depende da capacidade de entender que as expectativas do empreendedor devem estar em conformidade com a realidade da empresa, seu mercado e clientela. Para tanto, a análise de dados é crucial.
O uso de um ERP permite identificar, por exemplo, qual mercadoria ou qual serviço tem maior aceitação no mercado, com base em dados precisos sobre a saída das mercadorias ou da demanda dos clientes. Assim, é possível criar ações de expansão que realmente possibilitem a conquista desse objetivo.
Facilita o controle financeiro
A expansão de um negócio aumenta a necessidade de um bom controle das finanças da empresa, em todos os níveis. Não sem motivo, um planejamento sólido considera a ocorrência de perdas e dificuldades que fazem parte do desafio de aumentar a participação no mercado.
Por isso, a gestão estratégica do dinheiro se torna ainda mais importante para garantir que a empresa encontre condições para absorver essas perdas e manter seu plano de crescimento com sucesso.
Um software ERP facilita a análise e gestão dos dados financeiros da empresa, permitindo a realização de projeções mais certeiras, contribuindo para reduzir custos, minimizar perdas e até otimizar os ganhos ao longo de todo o processo.
Favorece o relacionamento com os fornecedores
Não importa o quão bem preparada uma empresa esteja internamente, sua expansão precisa e vai ter de se apoiar em agentes externos, como os fornecedores.
O ERP facilita o controle de estoque tanto porque torna mais fácil o lançamento e atualização de dados sobre materiais e mercadorias, quanto porque pode ser integrado ao sistema dos fornecedores. Assim, os pedidos de reposição podem ser feitos de forma automática, evitando falhas e reduzindo perdas.
Dessa forma, a expansão pode ocorrer de forma mais segura e até mais econômica, garantindo que a empresa não careça de recursos cruciais para conquistar mais espaço no mercado.
Contribui para fidelizar clientes
O ERP, ao coletar dados sobre os clientes e suas atividades junto à empresa, permite que sejam acompanhadas e analisadas informações relativas à suas jornadas de compra. Esses dados podem ser utilizados de forma estratégica para identificar as potencialidades da empresa e direcionar sua expansão no mercado.
Além disso, ao combinar as informações que o sistema armazena sobre os clientes, a empresa tem a possibilidade de enviar para cada um deles mensagens, cupons ou ofertas personalizadas e no momento certo. Ou seja, o ERP aparece como forte aliado do marketing para a conquista e fidelização dos clientes, favorecendo o crescimento da empresa.
Presleyson Lima – Diretor executivo da Prolinx e vice-presidente de Qualidade, Planejamento e Controle da Assespro-MG