LGPD e relações contratuais: Como adaptar contratos para a conformidade
12 de junho de 2024[Levantamento] Brasil cai para 62º lugar em ranking de competitividade com 67 países
19 de junho de 2024O presidente da Assespro-MG participou do Fórum Regional de Resiliência e Diversificação Econômica pela Política Pública de Inovação e Tecnologia (FIT), no dia 05 de junho.
O evento, que ocorreu em Ouro Preto, contou com as principais cidades do quadrilátero ferrífero. Na ocasião, mais 8 municípios aderiram ao Programa Cidades do Futuro: Ouro Preto, Mariana, Itabirito, Santa Bárbara, Ouro Branco, São João Del Rei, Coronel Xavier Chaves e Lagoa Dourada.
O programa foi idealizado com o intuito de estimular a transformação digital dos municípios mineiros, para incentivar a digitalização das prefeituras visando tornar os serviços públicos mais eficientes e acessíveis aos cidadãos.
Durante o discurso no FIT, Fernando Santos destacou a importância de Minas Gerais no cenário nacional de tecnologia e seu potencial para ser um estado líder em inovação. Trouxe uma reflexão sobre a necessidade de investimentos direcionados para formação profissional, enfatizou que a questão da empregabilidade passa também pela descentralização das oportunidades de trabalho que hoje, ainda, estão concentradas em grandes centros.
Também pautou sobre a necessidade de colocar em prática iniciativas que evitem o êxodo de talentos qualificados, já que perdemos com frequência capital intelectual para outros estados e países. “Defendo que a evolução do nosso estado, sem dúvida, deve estar conectada com a transformação digital dos municípios mineiros. A tecnologia e sua transversalidade são essenciais para a desburocratização e eficiência de Minas Gerais. A área tech pode ser protagonista quando o assunto envolve o desenvolvimento sustentável e econômico do estado”, frisou.