Eleição na Assespro-MG será no dia 06/12 | Conheça a chapa inscrita!
2 de dezembro de 2024Previsões para a tecnologia em 2025: entre o futuro e o que podemos alcançar
11 de dezembro de 2024Com 50 anos de experiência e trajetória pioneira no setor de TI, Edna Meneses pode inspirar outras mulheres a ocuparem ambientes de liderança.
Edna Meneses foi escolhida para liderar a entidade com 42 anos de fundação. A empresária foi eleita, por aclamação, para exercer mandato no biênio 2025/2026. A diretoria e conselhos nomeados, em assembleia geral ordinária, iniciam os trabalhos em 1º de janeiro.
A história da nova presidente coincide com os rumos da Associação. Desde o nascimento da Assespro-MG, Edna sempre participou como associada pelas empresas por onde passou e, há 6 anos, ficou bem mais próxima por assumir uma das vice-presidências. A empresária pensa que, agora, chegou a hora de contribuir, ainda mais, com a entidade que representa o setor no qual está inserida a vida toda.
Para ela, fazer parte da Assespro-MG é estar à frente das questões que impactam as empresas do setor de TI, antes mesmo que sejam afetadas pela evolução do segmento. “Inovação é o que está na veia das empresas que fazem parte da Assespro-MG e é com elas que a gente pode construir um mundo melhor para se viver. Inovação e solidariedade fazem parte do meu DNA”, enfatiza.
#Bandeiras – A nova presidente pretende dar continuidade no trabalho que vinha sendo feito pelo presidente Fernando Santos, nos últimos 4 anos. A proposta é promover a Assespro-MG através do incremento de benefícios aos associados e da divulgação da entidade em todo estado.
Há o grande desafio de transformar a Associação em Federação Assespro-MG fomentando, além das mudanças pertinentes em seu estatuto, uma interiorização por meio da criação de associações subordinadas no interior de Minas.
Outras prioridades incluem o incentivo à educação, com foco em cibersegurança e inteligência artificial, a formação de mão de obra qualificada centrada na capacitação de estagiários/trainee, disponibilização de cursos de especialização e o apoio às políticas públicas que beneficiem o ecossistema tech.
Com um olhar direcionado para o futuro, Edna planeja fortalecer parcerias com o Governo de Minas, Codese-BH e outras entidades relevantes para potencializar o setor de TI. Entre seus projetos está a condução de projetos a partir da colaboração de empresas, universidades e governos, como forma de atrair e manter em Minas Gerais, pessoas interessadas e comprometidas com as empresas locais.
#Conheça a história da nova presidente – A tecnologia sempre foi uma paixão para a empresária eleita. A história do setor de TI converge com a sua jornada profissional. Edna viveu toda evolução do segmento, no Brasil e no mundo, e defende que nada sabe de tecnologia. “É exatamente isso que me fascina na TI: mudança constante. Eu sou assim. Flexibilidade e mudança o tempo todo, tal qual o setor de TI. O que para muita gente é história, para mim, é memória”, ressalta.
Ao longo de sua carreira, Edna passou por empresas de renome como a IBM, Cemig, Prodemge e CSU-Cardsystem, sempre buscando se adaptar às rápidas mudanças tecnológicas e cooperando para o avanço do mercado.
Também participou da criação de uma das funções, no setor de TI, que persiste até hoje como motor de grandes negócios e de inovação tecnológica: analista de negócios, de testes e de dados.
Em 1987, fundou sua própria empresa de desenvolvimento e, desde então, permaneceu atuando ativamente como empresária, consultora e professora. “Sempre estive quase que solitária, nesse segmento, que é majoritariamente masculino. Mas desbravar esta seara é comigo mesmo”, destaca.
Atualmente, Edna está como diretora executiva da RPP Tecnologia, fomentando a melhoria do serviço público municipal, no país, através da TI. “A Tecnologia da Informação tem, sem dúvida, um papel extremamente relevante para a melhoria da qualidade de vida do cidadão brasileiro. Esse é um dos motivos que me fazem continuar firme e forte mesmo depois de 50 anos de profissão. O outro motivo pelo qual não abro mão, é aprender algo novo e a TI me proporciona isso a todo momento”, frisa.