eSocial: empresas Simples e órgãos públicos são obrigados a fazer a RAIS
11 de março de 2020CANCELADO – Inteligência artificial transforma a maneira de fazer negócios
13 de março de 2020Crescimento vertiginoso, expansão internacional, adoção de uma política 100% fiscal, alto nível de satisfação dos clientes e turnover baixíssimo traduzem os 15 anos da trajetória de sucesso da Infosistemas. Líder, no Brasil, no fornecimento de soluções inovadoras para locadoras de veículos e gestão de frotas, a empresa mineira encerrou 2019 com um crescimento de 93,4% e pretende alçar voos ainda maiores. Apenas entre janeiro e fevereiro de 2020, a Infosistemas já apresentou um crescimento de 154,6%, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Para alcançar esse estágio de evolução, seu fundador Marcelo Alvarenga de Almeida vivenciou diversas experiências na área de TI, chegando a fundar 12 CNPJs. Sempre com foco no desenvolvimento de softwares, o empreendedor atuou pelas empresas Software & Software, Squadra, Circuito Digital, Mobz, Ocean Informática e Logística, SoundView, Profine, Topaz, entre outras. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcelo dedicou-se no desenvolvimento de ERPs específicos para verticais de negócios como locadoras de veículos, bares e restaurantes, manutenção de aeronaves, editoras, locação de equipamentos e laboratórios de análise.
Ao longo de sua carreira e à frente dos 12 CNPJs em momentos distintos, o empresário precisou direcionar esforço constante para captação de clientes, fechamento de vendas, preocupar-se com o pagamento de contas e o faturamento mensal dos seus negócios. Envolvido com essas rotinas típicas de um gestor, não lhe sobrava tempo para cuidar das estratégias e buscar soluções mais elaboradas para os problemas do dia a dia. A virada de ciclo veio, em 2006, com a adoção do modelo de negócio SaaS (Software como Serviço) em substituição ao modelo de venda de software. “Criei a Infosistemas muito motivado pela mudança do modelo de negócio. Também deixei de atuar com diversos segmentos e foquei na proposta de entregar ao mercado a melhor solução para locadoras de veículos”, conta o CEO.
Com a mudança para o SaaS, a Infosistemas ficou mais sólida e o aumento de contratos de aluguel de software trouxe a paz financeira. Nesse momento, a empresa adquiriu dinheiro para reinvestir, traçar um planejamento conciso para utilizar melhor os recursos em médio e longo prazo. “Tive, sem dúvida, maior sucesso com a Infosistemas porque o modelo de gestão escolhido me permite pensar na parte estratégica do meu negócio, sobra tempo e energia para resolver os problemas que restaram, procuro antecipá-los e ainda intensifico ações que possam mitigar os riscos”, analisa.
As demandas criadas pelo mercado de mobilidade impulsionaram também o crescimento da Infosistemas. Logo em 2010, a empresa já despontava na liderança de um mercado desassistido e com poucos players. Baseada em uma cultura sustentada nos pilares inovação, evolução e comprometimento, a empresa conseguiu acompanhar as tendências e de fato disponibilizar o mais moderno e completo sistema para locadoras de veículos e gestão de frotas: o Locavia.
#Case de sucesso – A segunda maior locadora da América Latina, a Unidas, está entre os mais de 800 clientes da empresa. A Infosistemas começou a atendê-la quando ainda possuía menos de 1.000 carros e, atualmente, controla toda sua frota com aproximadamente 190.000 veículos. “Fomos pressionados a suportar o fornecimento de um sistema completo e maduro, para uma locadora que estava crescendo em um ritmo muito forte. A partir de então tivemos que evoluir em todos os sentidos, tanto na parte operacional do sistema quanto na formação da equipe, de tal forma que conseguíssemos atender e manter esse cliente satisfeito”, relembra o empreendedor.
E não ficou por aí, nessa nova fase fechou contrato com a Fiat, marca global da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), e iniciou a gestão de toda a parte de aluguel de veículos da montadora. Posteriormente, a contratação foi estendida para a Fiat Argentina. A empresa mineira traduziu seu software para o espanhol e implantou o sistema com muito profissionalismo, em Córdoba. Após estabelecer o contrato com a fabricante mundial de automóveis, a Infosistemas já trabalha várias oportunidades com a intenção de expandir para países da Europa e da América Latina.
#Locavia Hub – A Infosistemas vem com mais novidades para o mercado. Uma plataforma de negócios para o segmento de mobilidade foi criada pela empresa e já viabiliza a participação de vários de seus parceiros. Dessa forma, o sistema Locavia deixa de ser apenas um software de gestão e transforma-se em um hub, favorecendo a conexão entre diversas empresas que fazem parte do ecossistema de mobilidade.
Marcelo explica que “as empresas parceiras começaram a procurar a Info para fazer integrações de seus sistemas com o Locavia. O que começou de forma orgânica, ganhou uma intensidade tão grande, no último ano, que foi possível criar essa plataforma de negócios que, atualmente, conta com centenas de integrações”.
#Nova marca – Ao estar à frente de um hub e disponibilizar o melhor software para gestão de locadoras e frotas, a Infosistemas detém um grande volume e variedade de dados sobre o seu segmento de atuação. Em sua plataforma consta, por exemplo, dados precisos sobre quanto de pneu uma marca específica de carro consome em média, qual pneu tem durabilidade maior, se é o mais comprado, mostra o veículo mais econômico em termos de consumo de combustível. “Quando se transforma esse tipo de dado em informação, o mercado passa a valorizar mais a nossa empresa pelas informações fornecidas do que necessariamente pelo serviço prestado na utilização do Locavia”, enfatiza Marcelo.
Baseando-se nesse conceito da era da informação, a Infosistemas se posiciona no mercado lançando sua nova marca. A empresa passa a utilizar Info, um nome menor, fácil de falar e que remete na importância das informações no mundo contemporâneo.
Inclusive, dentro dessa lógica, a Info explorou seus dados e acaba de criar duas startups que podem contribuir com a parte de mobilidade: a Topaz, que atua na área de pedágios, e a Profine que engloba o ramo de seguros de automóveis.
#Gestão de pessoas – Ao conquistar a posição de destaque no fornecimento do Locavia a Infosistemas atua, desde 2013, com uma nova missão: busca incessantemente ser a melhor empresa para se trabalhar no Brasil. “Passamos a acreditar que, sendo a melhor empresa para se trabalhar, as pessoas trabalhariam mais felizes, motivadas e, por consequência, produziriam o melhor sistema. Em um caminho de 0 a 100 para trilhar, talvez já estejamos no quilômetro 25. Temos muita estrada para percorrer até lá, mas já evoluímos bastante nessa meta. O restante será consequência”, comenta Marcelo.
Com um time formado por 75 colaboradores, a Infosistemas desenvolveu uma inovadora metodologia de recrutamento e contratação. Voltada para uma política de RH 4.0, a empresa foge dos padrões convencionais e traz para a equipe profissionais competentes e, sobretudo, com bons valores éticos. A fórmula para alcançar a meta almejada baseia-se em uma forte política de retenção de mão de obra, com muita meritocracia, diversos benefícios, contratação exclusivamente no regime CLT, além de transparência acerca dos números da empresa.
“A minha maior motivação como empresário é de realizar os sonhos dos colaboradores. É esse, hoje, o meu principal objetivo. Mantê-los motivados, fornecendo ferramentas e oportunidades que contribuam para o crescimento profissional e possibilite a realização dos sonhos de todos”, enfatiza Marcelo.
Quer saber mais detalhes sobre a Info?
Acesse o site: www.infosistemas.com.br